Logo Olhar Digital

NASA ajuda a prever e prevenir epidemias

Redação Olhar Digital 09/11/2007 16h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Programa de monitoramento ambiental ajuda a identificar as condições ideais para a disseminação de doenças infecciosas

Com a ajuda de 14 satélites atualmente em órbita da Terra e do programa de ciências aplicadas da NASA, cientistas estão se tornando capazes de prever o surgimento de epidemias letais como Ebola, Febre do Nilo Ocidental e Hantavírus com base no estudo das condições climáticas do planeta. Monitorando a temperatura, nível de chuva e o estado da vegetação em um local, os cientistas são conseguem estimar o estado da população dos animais que são vetores (portadores) dos vírus e podem transmití-los aos seres humanos. De posse desta informação, as autoridades locais podem agir para impedir a disseminação da doença.

O programa já está sendo usado para monitorar a possibilidade de uma epidemia de Hantavírus na região conhecida como “os quatro cantos”, entre os estados do Colorado, Novo México, Arizona e Utah, nos EUA, ou de epidemias de malária na Tailândia e na Indonésia.

Saúde
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você