Pouso na Lua

Nasa vai ajudar empresas a desenvolver tecnologias para viagens à Lua

Bruna Lima, editado por Cesar Schaeffer 31/07/2019 09h53
Compartilhe com seus seguidores
A A A

SpaceX e Blue Origin são algumas que fecharam parceria e terão auxílio na criação de tecnologias visando o pouso em Marte e na Lua

Enquanto a Nasa segue em direção à Lua - e eventualmente a Marte - a agência espera obter alguma ajuda comercial da indústria espacial. Ontem (30/07), ela anunciou novas parcerias com várias organizações aeroespaciais, com o objetivo de promover tecnologias relacionadas ao pouso em outros planetas, navegar pela superfície lunar, transferir propelente para o espaço e muito mais - tudo isso poderia ser crítico para futuras missões.


Treze empresas agora possuem um total de 19 parcerias com a Nasa por meio da iniciativa de Anúncio de Oportunidade de Colaboração (ACO). Em outubro, a agência fez às indústrias um pedido de propostas detalhando diferentes tecnologias que gostariam de desenvolver através do programa. Agora, as empresas selecionadas receberão conhecimentos e recursos de vários centros da Nasa para ajudar a amadurecer essas tecnologias espaciais - sem nenhum custo para as próprias empresas.

Um dos grandes vencedores da iniciativa foi a Blue Origin, de Jeff Bezos, que terá três parcerias de desenvolvimento através do programa. Ela recentemente revelou um conceito de lander chamado Blue Moon para levar os seres humanos para a superfície lunar. Agora, com a ajuda da Nasa, ela desenvolverá um novo sistema para navegar e pousar na Lua, bem como testará novos materiais que possam ser usados em seu motor lunar. A empresa também tentará desenvolver um novo sistema de energia que possa ajudar a manter seu lander funcionando durante a noite local - um período de duas semanas de escuridão total, durante o qual a temperatura pode chegar a -173 graus Celsius.

Enquanto isso, a concorrente SpaceX também está trabalhando em algo para o programa ACO e desenvolverá tecnologias que serão vitais para o futuro foguete Starship da empresa. O veículo está sendo desenvolvido para transportar cargas e humanos para destinos no espaço, e a empresa vai receber ajuda da Nasa para desenvolver estratégias e tecnologias de pouso na superfície da Lua. Além disso, a SpaceX está recebendo ajuda da agência a descobrir como transferir combustível de foguete no espaço, algo que é necessário para enviar a Starship além da vizinhança da Terra.

Outras empresas, como a Maxar, também trabalharão para desenvolver algumas tecnologias espaciais chave em potencial, incluindo novos tipos de painéis solares, robôs que podem se montar em órbita e reutilização de foguetes. A Sierra Nevada, por exemplo, trabalhará em um método para recuperar a parte superior de um foguete depois que ele for lançado da Terra. 

Via: The Verge

Nasa Marte spaceX Lua Blue Origin
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você