NASA divulga primeira foto clara de Nix, lua de plutão

A NASA revelou recentemente a primeira imagem com um nível aceitável de nitidez e detalhamento de Nix, uma das luas de Plutão. A imagem foi tirada no dia 14 de julho pela câmera LORRI (Long Range Reconnaissance Imager) da sonda New Horizons.

A imagem é o resultado de quatro fotografias processadas para oferecer uma imagem mais clara. Ela só foi recebida, processada e divulgada pela NASA hoje, devido à distância enrte a New Horizons e a Terra - Plutão, perto do qual a sonda passou, está a mais de 5 bilhões de quilômetros de nós. 

A imagem revela com clareza que Nix possui um formato característico e oblongo, semelhante a uma batata. Observando uma versão em maior resolução da imagem (que pode ser baixada aqui), parece haver também uma cratera em sua superfície.

Nix é uma das quatro luas que orbitam em torno de Plutão e sua maior lua, Charon. As outras luas que orbitam em torno dos dois corpos se chamam Styx, Kerberos e Hydra. diferentemente da Lua terrestre, as luas de Plutão giram em torno dos dois corpos em uma órbita irregular.

Faz pouco tempo que se sabe da existência da lua: ela foi descoberta apenas em 2005, graças a imagens feitas pelo telescópio Hubble. Graças à nova imagem, a NASA pode estimar que a lua possui aproximadamente 42 quilômetros de comprimento e 35 quilômetros de largura.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ