NASA encontra satélite perdido após 13 anos

Depois de mais de uma década, um satélite que perdeu contato com a NASA finalmente foi encontrado, e graças à ajuda de um astrônomo amador. O satélite IMAGE (Imager for Magnetopause-to-Aurora Global Exploration) estava sumido desde 2005, e graças a um rastreador pessoal voltou a ser detectado pela agência espacial dos EUA.

O anúncio foi feito pela NASA. O satélite IMAGE foi lançado em 2000 e finalizou sua missão inicial em 2002, mas perdeu contato com a Terra a partir de 2005. Pesquisadores da agência espacial esperavam restabelecer a comunicação com ele durante um eclipse em 2007, mas não conseguiram.

O destino do IMAGE parecia ser passar o resto dos dias voando pelo universo, mas no dia 20 de janeiro ele foi detectado por um rastreador amador de satélites. Após analisar as informações durante alguns dias, os cientistas da NASA chegaram a conclusão que de fato parece muito com o satélite perdido.

Estudos mais aprofundados ainda serão realizados para confirmar se o IMAGE foi novamente detectado ou se segue sua viagem solitária pelo universo, mas ao que tudo indica ele finalmente foi encontrado. Caso positivo, a agência espera conseguir analisar dados coletados ao longo dos anos perdidos para entender exatamente o que aconteceu com ele nesse tempo todo.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ