NASA testa paraquedas supersônico para aterrisar em Marte

Com o objetivo de enviar seres humanos a Marte em 2030, a NASA vai testar hoje um paraquedas supersônico que deve oferecer novas tecnologias de aterragem no planeta. A experiência será realizada nesta quarta-feira, durante o lançamento de um disco voador e poderá ajudar a retardar a entrada do veículo na atmosfera do planeta, reconhecidamente mais fina do que a da Terra.

"Queremos ver se o pouso pode implantar e desacelerar o veículo de teste enquanto ele estiver em voo supersônico", explicou o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em um comunicado.

O disco voador de teste pesa mais de três toneladas, cerca de duas vezes o peso das naves usadas pela agência espacial para pousar com segurança em Marte. O paraquedas tem 30m de diâmetro e é, segundo o laboratório, o maior já implantado no mundo.

A nave, um desacelerador em forma de tubo e o paraquedas serão enviados a uma altitude de 37km sobre o Oceano Pacífico com a ajuda de um balão. Depois do lançamento, a espaçonave e os foguetes devem atingir os 55km em velocidades supersônicas. "Viajando em três vezes a velocidade do som, o desacelerador do disco irá inflar, retardando o veículo, e, em seguida, um para-quedas vai implantar em 2,35 vezes a velocidade do som para levá-lo para a superfície do oceano", disse a agência.

O voo de teste será transmitido ao vivo pelo site da Nasa a partir das 14h30. Um novo voo de teste está previsto para 2016.

Via AFP

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ