Navegador ultrarrápido da Mozilla será lançado para testes em junho

Três anos atrás a Mozilla anunciou que começaria a desenvolver um novo modelo de arquitetura para navegadores, um que faria frente ao WebKit (presente no Chrome) e seria muito mais veloz. Pois só agora o projeto ganhou uma previsão de lançamento - ainda que distante.

O produto é chamado de Servo e sua primeira versão para testes públicos deve ser liberada em junho. Será um alpha disponível para Linux, OS X, Windows e Android, segundo informa o blog da iniciativa.

O Servo vem sendo construído à base da linguagem de programação Rust, que a Samsung ajudou a Mozilla a desenvolver em 2013. Como explica o The Next Web, o navegador terá foco em performance, segurança, modularidade e paralelismo - o que significa que seus componentes funcionarão de forma independente, o que ajuda a melhorar a performance e a estabilidade.

Mesmo que a novidade finalmente tenha recebido uma previsão de aparecimento público, a fase alpha é só uma das várias que geralmente antecedem o lançamento oficial. Deve levar meses depois dela até que o produto finalmente esteja disponível para uso diário.

A Mozilla não fala muito sobre o projeto, então não se sabe, por exemplo, se a fundação pretende uni-lo com o Firefox - que corre o risco de perder mercado, caso o Servo conquiste o público.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ