Netflix muda seu sistema de classificação; entenda por quê

Como noticiamos há algumas semanas, a Netflix vai substituir seu antigo sistema de classificação de filmes e séries. No lugar das estrelas, agora ficam símbolos de "curti", com o polegar para cima, e "não curti", com o polegar para baixo.

No geral, a maneira como as notas são usadas para sugerir títulos permanecerá a mesma: com base na porcentagem de usuários com o mesmo perfil que você que gostaram de determinado filme, por exemplo, ele será sugerido.

Mas por que o serviço de streaming decidiu inserir o novo recurso? Segundo Cameron Johnson, executiva da companhia, a ideia é facilitar o entendimento do usuário.

Após algumas pesquisas, a empresa constatou que usava o ranking de estrelas de um jeito diferente da maior parte dos sites, mas que essa distinção não existia entre os usuários. A classificação exibia ao usuário a pontuação atribuída por pessoas com um perfil semelhante ao dele, e não a base total de assinantes.

"Essa não é a forma como as pessoas estão acostumadas a usar as classificações de estrelas de e-commerce. Nesse contexto, as classificações de estrelas são uma média de todas as notas. Os usuários acreditavam que com a Netflix era igual", conta Johnson.

Agora, ela explica, o usuário tem a ideia de que, ao pontuar os filmes, está ensinando o algoritmo sobre os filmes e séries de que gosta. "Em testes, a mudança levou a um aumento de mais de 200% nas classificações", declara a executiva.

Com Business Insider

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ