Notebook em código aberto tem projeto hackeável

Baseado em código aberto, note tem todos os seus planos e projetos de fabricação disponíveis sob licença Creative Commons

Redação Olhar Digital 17/03/2010 16h59
note hack
A A A
Os hackers e fãs de software livre acabam de ganhar um novo divertimento. A empresa Qi Hardware lançou no mercado o micro notebook Ben NanoNote, aparelho baseado em código aberto que tem todos os seus planos e projetos de fabricação disponíveis sob uma licença Creative Commons. O note está à venda pela web por apenas US$99.

O aparelho tem 64 MB de RAM, 2 GB de memória flash interna, tela LCD de 3”, resolução de 320x240 pixels, entrada para cartões micro SD, porta micro-USB e um pequeno teclado QWERTY. O hardware é baseado em processador MIPS (JZ4740, da Ingenic Semiconductor) de 400 MHz e não possui interfaces Ethernet e Wi-Fi embutidas, entretanto, as funcionalidades podem ser adicionadas por USB.

A fabricante não tem nenhuma função definida para o note, a expectativa é que os próprios usuários descubram diferentes usos para o aparelho. A empresa até mesmo criou uma página Wiki para divulgar informações do gadget, desde código fonte até estratégias para produção local.

A companhia responsável pelo desenvolvimento do aparelho foi fundada por antigos participantes do projeto OpenMoko, que propuseram a criação de um smartphone Open Source.

Notebooks Código Aberto
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você