Windows 10 pode continuar tarefas do celular no PC em nova versão de testes

A Microsoft lançou uma nova versão de testes do Windows 10 cheia de novidades. A Build 17063, como é batizada, traz a função de timeline (linha do tempo) que permite continuar um trabalho iniciado no mesmo PC, em outros computadores ou até mesmo no Android e iOS. Além disso, o update permite usar abas em aplicativos, traz melhorias para a Cortana, entre outras coisas que podem ser liberadas na próxima atualização do sistema.

Prometida para o Fall Creators Update, em outubro, a função de Timeline finalmente começou a ser testada publicamente pela Microsoft. Com ela, o usuário pode navegar entre aplicativos usados no PC e celulares em diferentes horários ou em outros dias. Ao clicar sobre um programa, o sistema abrirá a janela exatamente no local onde o aplicativo foi encerrado, facilitando a continuidade do trabalho.

Em dobradinha com a Timeline, a Cortana também passará a sugerir que o usuário termine um trabalho fechado anteriormente. Batizado de atividades, o recurso fará com que a assistente pessoal exiba eventualmente notificações no PC para que a pessoa continue uma tarefa. A Cortana ganhou ainda uma nova interface para a sugestões de conteúdo e a criação de listas ou coleções.

ReproduçãoA Microsoft liberou também o recurso de “Sets”, que criam abas nos aplicativos universais do Windows 10. Com a função, é possível abrir um documento do Word, fazer uma pesquisa na web e consultar uma planilha do Excel em uma única janela, dividida por guias como no navegador. No entanto, os testes com essas ferramentas serão limitados a apenas algumas pessoas.

O Microsoft Edge também ganhou algumas mudanças visuais e de funcionalidades. A partir de agora, sites podem enviar notificações através do navegador da Microsoft mesmo que este esteja fechado, exibindo os alertas na central de notificações do sistema. O browser também teve melhorias no suporte a formatos de mídia abertos, no gerenciamento de marcações em livros e arquivos PDF, além de aprimoramento da navegação por gestos.

A Build 17063 trouxe alterações visuais em diversas áreas e aplicativos do Windows 10, incluindo as configurações e o Windows Explorer. Nesta versão de testes, a Microsoft removeu a funcionalidade de grupos domésticos presente na plataforma desde o Windows 7.

Por enquanto, a expectativa é que as novidades sejam liberadas na próxima grande atualização do Windows 10, prevista para março ou abril de 2018. Para baixar o update, que ainda não tem nome oficial, é preciso estar inscrito no programa Windows Insider no modo rápido. No entanto, como se trata de uma versão para testes, não é recomendável fazer o download no seu PC principal.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ