Nova versão do iOS vai bloquear funcionamento de aparelho usado pela polícia

A Apple prepara o lançamento de um novo recurso do iOS que vai bloquear o funcionamento de um dispositivo capaz de acessar dados de um iPhone bloqueado.

O GrayKey é um dispositivo criado pela empresa norte-americana Grayshift que consegue desbloquear qualquer iPhone, quebrando barreiras criadas pela Apple para proteger os dados dos usuários do seu celular. Ele é usado pela polícia dos Estados Unidos quando investigações exigem acesso a informações guardadas em iPhones que não podem ser desbloqueados por meios tradicionais.

De acordo com a Reuters, a Apple vai liberar em breve uma nova versão do iOS que vai acabar com o funcionamento do GrayKey.

Para o dispositivo funcionar, ele precisa ser conectado à porta Lightning, iniciando uma comunicação com o iPhone via USB. A ideia da Apple é que, após uma hora sem desbloqueio de um iPhone, essa comunicação seja desativada, impedindo que dispositivos com o GrayKey consigam acesso indevido a dados de usuários.

Chamado USB Restricted Mode, o recurso já apareceu em versões de testes do iOS 11.4 e 12, e agora a Apple prepara para liberá-lo em uma versão final do sistema móvel, de acordo com a Reuters.

Apesar da consequência principal ser o bloqueio do funcionamento de dispositivos como o GrayKey, o objetivo da Apple ao desenvolver o recurso não era exatamente esse. A empresa disse que notou que a funcionalidade era usada também para ataques que imitavam as técnicas do GrayKey.

"Estamos constantemente reforçando as proteções de segurança em todos os produtos da Apple para ajudar consumidores a se defenderem de hackers, ladrões de identidades e invasões a dados pessoais," disse a empresa em um comunicado à Reuters, reforçando que a ideia não é de prejudicar agentes de lei, e sim para garantir que seus usuários fiquem protegidos.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ