Novo algoritmo promete detectar e bloquear toque de crianças na tela do celular

Manter as crianças longe do alcance de smartphones é uma tarefa árdua para os responsáveis, mas pesquisadores da China e Estados Unidos parecem ter encontrado uma solução. Os cientistas desenvolveram uma técnica que seria capaz de reconhecer quando um toque na tela do aparelho é feito por um adulto ou algum pequenino. Assim, seria possível fazer esse controle sem instalar nada e com mais confiabilidade do que os métodos atuais.

Desenvolvida pela Universidade da Carolina do Sul e de Zhejiang, na China, o algoritmo é capaz de apontar quando a criança está fazendo uma atividade inadequada, como comprar em uma loja online. O autor da pesquisa, o estudante chinês Xiaopeng Li, afirma que é possível observar duas grandes diferenças entre a forma e que adultos e seus filhos tocam e usam um telefone.

De acordo com o pesquisador, as crianças tocam em áreas menores do que os adultos e fazem movimentos de arrastar na tela menos prolongados graças aos seus pequenos dedos. Além disso, os pequeninos também tendem a ser mais lentos ao intercalar movimentos e gestos na tela. Usando sensores do telefone, o estudante também descobriu que adultos tremem menos quando segurando o telefone.

Para chegar a essas informações, o grupo de pesquisadores envolvidos desenvolveram um aplicativo e pediram para que um grupo de crianças de três a 11 anos usassem o programa, tal qual um grupo de adultos entre 22 e 60 anos. O app exigia que o usuário desbloqueasse o Android e jogasse uma variedade de jogos, o que permitiu aos estudantes analisar dados como movimentos, pressão dos dedos e área pressionada.

Os pesquisadores afirmam ainda que o algoritmo chegou a um nível de precisão de 84% em ações que envolvem apenas um toque ou gesto na tela. Já com oito ou mais interações, o resultado chega a 97% de acertos. Por enquanto, ainda não há previsão para que o algoritmo chegue aos telefones, mas a expectativa é que esta seja uma das principais maneiras de manter o seu telefone – e cartão de crédito, protegido das crianças, conforme publicou o site MIT Technology Review.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ