Novo Android pode mudar a maneira como usamos algumas funções básicas

Android Q pode extinguir de vez botão de voltar dos aparelhos. Funcionalidade passaria a ser controlada por gestos no botão da home

Luiz Nogueira, editado por Camila Rinaldi 19/02/2019 10h30
Android Q
A A A

O botão de “voltar” no Android pode estar sendo totalmente substituído por um gesto a partir do botão da home. A equipe do XDA Developers realizou uma análise do código fonte do novo Android, que tem o codinome Q, e descobriu a retirada do ícone de “voltar”.


No Android 9 Pie já acontece algo semelhante, não há botão de voltar, ele só aparece quando necessário. O único item presente na tela o tempo todo é um botão central, na forma de uma "pílula", para que o usuário volte para a tela inicial do aparelho.

Assim, para abrir o multitarefa, deve-se deslizar para cima, ou para os lados pressionando a barra de navegação. Outros dispositivos com Android 9 ainda possuem os tradicionais três botões de controle.

Alguns modelos recentes de iPhone tem um sistema similar de gestos, como o sistema de voltar dependendo de o usuário deslizar a tela para a esquerda. Em um vídeo feito pela XDA, podemos observar como essa nova funcionalidade poderá ser usada:

Para alguns, a funcionalidade pode ser confusa, por conta das mudanças que cada empresa implementa em seu próprio sistema operacional, cada empresa poderá ter seu modo de controlar o botão “voltar”.

Lembrando que a funcionalidade está no código fonte do novo Android, porém, não há garantia de que todas as empresas vão aderir em próximas versões de sistema de seus aparelhos.

Via: The Verge

Android Android Q
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você