Logo Olhar Digital

Novo material emite luz constante por até 12 anos

Redação Olhar Digital 12/12/2007 11h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Atóxicas e de baixo custo, “litroesferas” podem ser moldadas em plástico ou misturadas à tinta

A empresa norte-americana MPK, especializada na produção de tinta fosforecente, desenvolveu um novo tipo de material que é capaz de emitir luz por 12 anos seguidos, sem necessidade de eletricidade. Barato e completamente atóxico, o material foi batizado de “litroesferas” e pode ser injetado em plástico e moldado nos mais diversos objetos, ou adicionado à tinta, e pode emitir luz em qualquer cor desejada. A luminosidade é equivalente à de uma lâmpada incandescente de 20 Watts.

 

As litroesferas não são afetadas por frio ou calor, e podem resistir à pressão equivalente a mais de 2 toneladas sem danos. O funcionamento é baseado no princípio betavoltaico, e usa como base um isótopo radioativo do hidrogênio, o trítio. Inicialmente o novo material será usado na produção de sinalização e equipamentos de segurança.

Gadgets Meio-ambiente
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você