Novo recurso do Android torna mais fácil que nunca parear fones Bluetooth

O Google está trabalhando em um novo recurso para celulares Android que deve facilitar bastante o pareamento entre celulares e dispositivos Bluetooth. A função, chamada de “Fast Pair”, permite que seu smartphone descubra aparelhos próximos e ofereça automaticamente a opção de fazer a conexão entre os dispositivos.

Atualmente, existe a tecnologia de NFC, que funciona de forma similar: você aproxima os dois aparelhos e eles entendem que devem se conectar via Bluetooth. O Fast Pair dispensa a necessidade do chip de NFC, utilizando o Bluetooth Low Energy para fazer com que os dispositivos se encontrem quando estiverem próximos, bastando apenas confirmar o pareamento na tela do celular.

Por trás disso, há um sistema complexo. Primeiro, o dispositivo Bluetooth precisa ser compatível com o Fast Pair, e até o momento são poucos os produtos compatíveis. Quando o celular reconhece algum aparelho compatível na proximidade, ele se conecta aos servidores do Google e puxa imagem do produto, seu nome e um aplicativo de configuração (quando houver). Em seguida, surge uma notificação para confirmar e, se tudo der certo, um alerta será exibido para avisar que tudo ocorreu com sucesso.

O Fast Pair é um recurso que funciona como uma resposta aos AirPods da Apple. Os fones sem fio da empresa se conectam de forma extremamente simples ao iPhone, o que era possível graças a integração entre os produtos da companhia. O Fast Pair é interessante por permitir que uma maior diversidade de aparelhos se conecte ao Android, sem precisar de componentes proprietários.

O recurso começa a valer para os usuários do Google Play Services na versão 7.11 ou superior, cuja distribuição começou agora e deve durar algumas semanas, atingindo usuários do Android 6.0 ou superior. Por enquanto, os únicos fones compatíveis são o Pixel Buds do Google e o Q Adapt On-Ear da Libratone, com a promessa de que o Voyager 8200 da Plantronics será adicionado em breve a essa lista. O Google espera fechar parcerias com mais empresas para ter uma lista significativa de aparelhos compatíveis com o Fast Pair.

Vai às compras na BlackFriday? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ