Novo recurso experimental da Netflix incomoda usuários; entenda o problema

A Netflix está testando uma nova função que exibe automaticamente um botão de rebobinar para que os usuários tenham mais facilidade para reassistir algumas cenas de maior impacto. A ideia é que o espectador volte ao início da cena sem precisar mexer na barra de tempo na parte inferior da interface.

O recurso está em fase experimental, e pode mudar bastante antes de ser oficializado. Por este motivo, apenas algumas pessoas estão tendo acesso à novidade, que está disponível apenas em seriados e filmes originais da própria Netflix e alguns poucos conteúdos licenciados de outras empresas.

A reação do público atingido, até o momento, no entanto, indica que a Netflix precisa repensar um pouco a funcionalidade antes de disponibilizá-la para o resto de sua base de assinantes. No Reddit, há pelo menos dois casos de usuários reclamando basicamente da mesma coisa: a notificação aparece justamente após momentos empolgantes e de alta tensão, o que acaba tirando o espectador da imersão.

Em contato com o Los Angeles Times, a Netflix confirmou que está testando o recurso que facilita reiniciar uma cena marcante, mas diz que a base impactada pelos testes é pequena e que o recurso pode não ser liberado para todo mundo.

“Estamos testando um recurso que dá aos assinantes da Netflix a capacidade de reassistir suas cenas favoritas e momentos memoráveis clicando apenas um botão. Neste momento, estamos apenas buscando aprender e podemos liberar ou não a novidade de forma mais ampla no futuro”, afirmou um representante da Netflix.

O recurso parece até interessante, mas o modo como ele tem sido implementado é que tem incomodado usuários. Rebobinar o vídeo para reassistir cenas empolgantes é um hábito comum, e qualquer um gostaria de ter mais facilidade para fazer isso sem precisar ficar procurando o momento exato em que a cena começa. No entanto, ao colocar uma notificação na tela, o público que não quer voltar o vídeo acaba sendo bastante incomodado. Como nota o site The Verge, a função cairia muito bem como um comando de voz, por exemplo, que permitiria falar “Ei, Netflix, exiba novamente essa cena”, sem precisar de uma interrupção visual. Qualquer um que já tentou assistir a um filme com o cursor do mouse sobre a tela sabe o quão incômodo qualquer elemento intruso a uma cena pode ser.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ