Novo sistema do Facebook usa padrões em fotos para rastrear usuários

O Facebook pode colocar em operação mais um sistema capaz de rastrear seus usuários por meio de fotos. Desta vez, a ideia é desenvolver “impressões digitais” para as câmeras dos internautas para ligá-los a imagens espalhadas pela rede.

Uma patente descoberta pelo pessoal do Geek explica como isso funcionaria. A plataforma usaria fatores como riscos na lente, pixels defeituosos, sangramento de cores e outros artefatos imagéticos para criar essa impressão digital, juntando tudo isso com pedaços particulares do hardware.

Combinando esse tipo de informação com reconhecimento facial e localização - coisas que o Facebook já tem sobre os usuários - ficaria mais fácil determinar quem foi o usuário que tirou a foto analisada.

O sistema poderia ser usado para caçar contas fraudulentas ou desativar perfis múltiplos criados por uma única pessoa, o que é proibido pelo site. Mas isso também pode servir para reforçar as conexões entre os usuários: ao notar que a foto da sua câmera está postada na conta de outra pessoa, o Facebook pode entender que vocês se conhecem mesmo que vocês não estejam listados como amigos.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ