Novo sistema do Google melhora reconhecimento de objetos

Renato Santino 08/09/2014 18h20
reconhecimento visual google
A A A

Pode parecer banal ao pensar, mas fazer um computador reconhecer um objeto é um trabalho árduo, que depende de algoritmos sofisticados e assistentes humanos e nem sempre funciona. O Google, porém, trabalha em um novo sistema de detecção que pretende melhorar o modo como funciona a tecnologia.

Por meio da utilização de redes neurais, o objeto pode ser compreendido mesmo se ele estiver parcialmente oculto. O sistema é capaz de refinar rapidamente os critérios de pesquisa sem utilizar muito poder de processamento. Assim, é possível identificar melhor os objetos para “adivinhá-los” com mais precisão.

Desta forma, o algoritmo é capaz de reconhecer um gato no meio de um salto da mesma forma que o animal estático, reconhecer o cão e o chapéu em uma foto de um cachorro com um sombrero mexicano, e identificar o humano, o cavalo e o capacete em uma foto de uma competição de hipismo.

Reprodução

O Google conseguiu ganhar o ILSVRC (Desafio de reconhecimento visual em larga escala da ImageNet) com esta nova tecnologia. A empresa reconhece que ainda está engatinhando na nova área, mas prevê que o recurso poderia melhorar a busca por imagens do site, mas também poderia ser usado nos carros autônomos que a empresa desenvolve.

Via Engadget

Google
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você