reconhecimento facial iphone

O Android Q pode contar com solução equivalente ao Face ID da Apple

Camila Rinaldi 28/01/2019 08h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em breve, fabricantes de smartphone Android contarão com uma solução de reconhecimento facial nativa do sistema

Hoje, as fabricantes que utilizam o sistema operacional Android têm que desenvolver as próprias tecnologias de reconhecimento facial caso queiram utilizar tal camada de segurança. Contudo, isso poderá mudar a partir da nova versão do Android.


Apesar do Google oferecer de forma nativa o desbloqueio do smartphone a partir de um recurso bastante básico de reconhecimento da face, o Android nunca ofereceu suporte à nível do sistema operacional para uma solução equivalente ao Face ID, da Apple. Até hoje, fabricantes como Samsung e Huawei utilizam uma tecnologia própria para oferecer aos usuários mais segurança.

Isso faz com que as fabricantes possam se tornar mais competitivas no mercado, oferecendo opções extras de segurança. Contudo, o Android é um sistema operacional democrático, ou seja, pode ser usado ao mesmo tempo por empresas como a Positivo e a Samsung, que merecem contar com as mesmas opções.

Por este motivo, talvez, os desenvolvedores da Google deverão adicionar o suporte avançado para o recurso de reconhecimento facial ao Android Q. A equipe do XDA Developers mergulhou no código do Android Q, vazado há alguns dias, e descobriu uma entrada que sugere um suporte nativo para o hardware de reconhecimento facial. Isso significa que, além do desbloqueio do aparelho através da leitura do rosto, a função poderá ser usada para realizar pagamentos e desbloqueio de aplicativos sensíveis, por exemplo.

Como o Android Q ainda está em desenvolvimento e deve ser anunciado para o teste beta apenas em maio deste ano, não existe nenhuma certeza de que o Google irá realmente adicionar este recurso ao sistema. Porém, caso isso aconteça, poderá ampliar significativamente a disponibilidade deste método de biometria em dispositivos rodando com o Android.

Assim, caso a Positivo queira oferecer um sistema de segurança avançado em seus smartphones, poderia apenas incluir em seus aparelhos os sensores de profundidade e componentes de hardware similares, e utilizar os recursos nativos do software Android para rodar o serviço.

Android reconhecimento facial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você