Chrome

O Chrome adicionará recurso para impedir que sites espionem usuários

Maria Dourado, editado por Rui Maciel 18/03/2019 16h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sensores de luz e movimento podem ser usados para rastrear uma localização. Por isso, o Google quer protegê-los.

O Google Chrome permite que sites visitados tanto pelo computador quanto pelo celular acessem os sensores de luz e movimento dos dispositivos do usuário. E esses recursos podem ser usados para rastreamento. No entanto, ao contrário de outros elementos (como localização, microfone ou câmera), no navegador não há opção de restringir o uso de sensores, e é por isso que a "Big G" quer resolver esse problema.


Os sensores, como o giroscópio ou acelerômetro, podem ser usados por meio de técnicas de impressão digital para identificar um dispositivo único, e rastrear usuários através de aplicativos e sites que os utilizam. Assim como temos impressões digitais de tela, há também "sensor de impressão digital".

O recurso pode ser ativado no Chrome Canary 75. Ele oferece a opção de bloquear o acesso a sensores de luz e movimento para todos os sites. Para ativá-lo, inserira essa URL no navegador: chrome: // settings / content / sensors.ReproduçãoTambém encontraremos a nova opção na configuração individual de cada site. Lembrando que, na versão estável do Chrome, você verá apenas elementos como localização, câmera, microfone, notificações etc. Na Canary, além das anteriores, será possível visualizar sensores com seu novo ícone.

 

Reprodução

 

O novo ícone será exibido na barra de endereço, caso o site que você esteja visitando use sensores de luz e movimento. Clicando nele, será possível restringir instantaneamente o uso desses sensores pela página ou acessar as configurações para gerenciá-los.

 

Reprodução


Mas, ao contrário da versão desktop, não haverá como gerenciar esse recurso individualmente.

 

Reprodução

Isso é algo que vai exigir um novo design para a interface. O Google diz que está trabalhando para permitir exceções na hora de adicionar configurações manuais, tais como sensores, cookies e JavaScript — no caso dos sensores, isso tende a levar mais tempo. 

Fonte: Genbeta

Chrome google chrome atualização
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você