Gault 6478

Telescópio da NASA capta imagem de um asteroide se desfazendo no espaço

Bruna Lima, editado por Camila Rinaldi 29/03/2019 09h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Telescópio Hubble, da NASA, captou imagens de uma rocha espacial que está, literalmente, se desfazendo. Em janeiro, o asteroide que foi descoberto há décadas estava se transformando em cometa, e foi observado que ele poderia estar desenvolvendo uma cauda. Com o tempo, ele ganhou o nome de 6478 Gault e foi registrado com o tamanho de 4 km de largura. Entretanto, a rocha começou a se partir e já não se sabe que fim terá.


Em novembro passado, os cientistas viram sinais de que algo estava mudando, mas foi só no começo desse ano que perceberam que havia uma cauda de poeira semelhante a um cometa, que se estendia por mais de 400.000 quilômetros.

Na época, alguns astrônomos sugeriram que uma colisão com outro objeto poderia ter feito o asteroide começar a mudar, mas um novo artigo de uma equipe internacional de pesquisadores conclui que o Gault estava realmente pronto para desmembrar-se e, talvez, não causar nenhum impacto.

“Este evento de autodestruição é raro", explicou Olivier Hainaut, co-autor do comunicado da European Southern Observatory. "Asteroides ativos e instáveis, como o Gault, só agora estão sendo detectados por meio de novos telescópios que examinam todo o céu”.

Há cerca de 800 mil asteroides conhecidos no cinturão de Marte, mas os astrônomos estimam que esse tipo de rachadura acontece apenas uma vez por ano. O estado frágil é atribuído a algo chamado efeito Yarkovsky-O'Keefe-Radzievskii-Paddack (YORP). A ideia básica é que a radiação eletromagnética do sol interage com pequenos objetos como os asteroides de maneira que eles possam girar cada vez mais rápido, tornando-se cada vez mais instáveis.  

Os astrônomos dizem que a cauda começará a desaparecer nos próximos meses, quando a poeira se dispersar no espaço. Isto é, a menos que o Gault 6478 continue desmoronando.

Via: CNet

Nasa Asteroide
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você