Falha em atualização faz celulares OnePlus 8 e 8 Pro apagarem dados

Atualização do OxygenOS recebida por usuários dos smartphones causou, em alguns casos, a formatação completa do telefone; a empresa se pronunciou oficialmente sobre o caso

Da Redação, editado por Daniel Junqueira 10/11/2020 17h52
OnePlus 8
A A A

A OnePlus reconheceu oficialmente que a atualização de sistema operacional recebida por alguns usuários dos celulares 8 e 8 Pro causaram perda total dos dados nos telefones. A falha está na versão Open Beta 3 do OxigenOS 11.


A atualização de software começou a ser distribuída em modelo over the air (OTA) desde o final de outubro. Diversos usuários registraram, no entanto, que realização da mudança de versão acarretou a perda de todas as informações guardadas no telefone.

Usuários dos modelos OnePlus 8 e 8 Pro recebem três tipos de atualização da OxygenOS 11: as versões Open e Closed Beta e uma versão Stable. Cada versão representa um estágio de evolução do sistema operacional, e diferentes usuários aceitam participar testes de versões beta.

Neste caso, usuários que deveriam receber a versão Open Beta do Software foram atualizados para uma Stable, que equivocadamente formatou os aparelhos para os padrões de fábrica.

Reprodução

OxygenOS equipa os aparelhos OnePlus 8 e  8 Pro. Foto: sdx15/Shutterstock

Depois de alguns dias, a OnePlus respondeu os usuários em um fórum da marca, explicando o caso. "Parece que alguns usuários estão relatando o recebimento da atualização Stable sobre o Open Beta 3, levando a uma limpeza completa dos dados. Essas informações já foram compartilhadas com a equipe de software para que possam ser verificadas e tratadas. Enquanto isso, se você receber uma atualização OTA, confirme duas vezes se é uma atualização do Open Beta. Se não estiver, NÃO instale.", afirmou.

Nota Oficial

Na última segunda-feira (9), a OnePlus se pronunciou oficialmente, informando que o envio do software foi errôneo e indicou seus usuários a fazer um backup prévio à atualização, e não realizá-la caso a versão do software esteja indicando o sistema Stable. Diz a nota: 

"Na sexta-feira, 6 de novembro, uma atualização de software estável (11.0.1.1) foi inadvertidamente enviada para um número limitado de dispositivos OnePlus 8 e 8 Pro executando nosso software Open Beta. Alguns desses testadores beta que reinicializaram seus dispositivos após a instalação da atualização relataram uma perda total de dados.

Imediatamente após sabermos disso, interrompemos a implementação desta atualização e fornecemos uma solução para aqueles que instalaram a atualização, mas ainda não reinicializaram seus dispositivos para garantir que manteriam seus dados. Esses usuários beta abertos podem instalar um arquivo APK conforme as instruções da Comunidade OnePlus e poderão reiniciar seus dispositivos sem perder dados.

Pedimos sinceras desculpas a qualquer um de nossos testadores beta que foram afetados e estamos trabalhando ativamente para melhorar esse processo no futuro."

Fonte: Android Central

Celulares atualização oneplus oneplus 8
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você