Logo Olhar Digital

Open XML é oficializado pela ISO

Redação Olhar Digital 02/04/2008 10h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com 86% dos votos favoráveis, o formato foi aprovado

open

Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, a ISO comunicou oficialmente que o padrão de documentos Open XML foi aprovado pelo organismo. A organização internacional que define os formatos padrões da indústria de tecnologia, a ISO, confirmou as informações divulgadas ontem pela Microsoft e por alguns grupos que votam em seu conselho. Os grupos antecipavam que o Open XML obteve os votos necessários para aprovação.

Desenvolvido pela Microsoft como extensão aberta para documentos eletrônicos, o Open XML foi levado à ISO pela Ecma, outro grupo de análise de padrões tecnológicos há dois anos. O Open XML, desde o início, enfrentou oposição da IBM e comunidades Linux, que vêem no ODF o padrão mais adequado para documentos eletrônicos.

Em primeira análise, no final de 2007, os países e empresas com direito a voto na ISO rejeitaram o Open XML, afirmando que a tecnologia ainda não estava madura e apresentaram uma lista de críticas. A Microsoft, então, fez alterações na tecnologia – como ampliar o número de idiomas e alfabetos suportados pelo formato – e o submeteu a nova análise em março deste ano. Com 86% dos votos favoráveis, o formato foi aprovado.

Com a aprovação, o Open XML ganha o mesmo status que das extensões HTML, PDF e ODF. O Brasil, por meio da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) votou conta o padrão apoiado pela Microsoft.

Internet Dinheiro Microsoft Mac Programas Linux
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você