Lente inteligente

Os 8 projetos mais ambiciosos do Google

Redação Olhar Digital 19/08/2014 12h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Quando foi fundado, em 1998, o Google era apenas um serviço de busca online. Embora ainda seja conhecido por isso, criou desde então dezenas de outros projetos para explorar novos setores. Abaixo, você confere uma lista com as 8 ideias mais ambiciosas do Google, que tenham ou não saído do papel.

1) Carros sem motorista

Desde 2010 o Google já brinca com a ideia de um carro que se dirija sozinho, tendo feito modificações em modelos Toyota Prius, incluindo sensores e sistemas hidráulicos para o controle da direção. Em maio deste ano, a empresa revelou um modelo sem acelerador, freio e volante.

Reprodução

2) Balões de internet

Para aqueles lugares do mundo onde o sinal de internet via antenas ou cabos simplesmente não chega, o Google criou o Project Loon. Trata-se de balões localizados na estratosfera que se movem pelo ar servindo como antenas que levam a internet a locais anteriormente inacessíveis, por meio de antenas especiais.

3) Pipas de energia eólica

A geração de energia eólica depende de fortes ventos que são mais facilmente encontrados em grandes altitudes do que próximos do solo. Aproveitando-se desse fator, o Google comprou a Makani Power, empresa de energia renovável que criou uma turbina aérea para geração de eletricidade, valendo-se dos fortes ventos de altitudes mais elevadas. Enquanto uma aeronave com as turbinas roda em círculos, um cabo as prende ao solo e transmite a energia gerada para uma central.
Reprodução
4) Adiar a morte

O Google lançou, em 2013, uma empresa de biotecnologia que tem como objetivo estudar a biologia humana e os fatores que controlam nosso tempo de vida. A empresa não pretende encontrar a cura de doenças, mas retardar o envelhecimento das pessoas, causa da maior parte das doenças.

5) Lentes de contato inteligentes

Em mais uma empreitada na área da saúde, o Google também desenvolveu lentes de contato inteligentes que, por meio das lágrimas, medem a quantidade de açúcar no sangue de diabéticos sem que seja necessário fazer um furo no dedo. Embora a ideia não tenha surgido dentro do Google, a empresa contratou os responsáveis pelo desenvolvimento para que dessem sequência à pesquisa.

Reprodução


6) Jetpacks

Os Jetpacks, ou mochilas-foguete, já existem há mais de cinquenta anos, mas não se tornaram viáveis até agora. O Google também considerou trabalhar com a tecnologia, mas acabou desistindo por ser ineficiente e barulhento demais.

7) Elevador espacial

Ir ao espaço, hoje em dia, requer uma viagem de foguete, o que é perigoso e caro. Não seria mais fácil se isso pudesse ser feito com elevadores? Esta é outra pesquisa que começou no Google e foi até confirmada por um de seus funcionários, Astro Teller. Os estudos, poré, não evoluíram pois a construção de algo tão alto é inviável com a tecnologia atual.

8) Skates flutuantes

Assim como o Marty de "De Volta para o Futuro II", pesquisadores do Google também se interessam pelo skate flutuante que aparece no filme. Pesquisas foram feitas com o intuito de criar um tipo de prancha que flutuaria e se moveria sobre uma superfície magnética, utilizando a tecnologia maglev. O projeto também não foi para frente, no entanto, o que significa que o skate flutuante pode estar mais distante do que imaginamos.

Via: Re/Code
Google Tecnologia Ciência Google X tecnologia da informação tecnologia vestível
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você