Os benefícios da computação na nuvem para pequenas empresas

Com a tecnologia, organizações reduziram custos, aumentaram a produtividade e estão jogando de igual para igual com grandes corporações

Há duas décadas a internet e a tecnologia da informação revolucionaram o mundo. Agora, a computação na nuvem é a responsável por gerar transformações, especialmente na forma como as companhias estão conduzindo seus negócios. A cloud computing está sendo considerada, por pequenas e grandes empresas, a ferramenta da próxima década.

Um estudo realizado pela CDW e publicado pelo Business Insider mostra que as companhias estão ganhando muito com a adoção desta tecnologia. A pesquisa aponta que 84% das organizações estão usando pelo menos uma aplicação de nuvem e 76% das pequenas empresas que usam a cloud computing conseguiram reduzir custos ao mover suas aplicações para a cloud computing. No total, eles têm conseguido economizar 24% ao ano.

A computação na nuvem se tornou atraente para menores organizações, porque é possível atender a demanda adicional com mais agilidade e dispondo de menos dinheiro. Uma pequena empresa sempre tem a chance de crescer e, para isso, precisa contar com tecnologias com cargas fáceis de operação e gestão.

Além da rapidez no aumento de capacidade e diminuição de custos, existem outros benefícios na cloud computing. Segundo o estudo, o principal deles é a produtividade. A nuvem oferece acesso à informação a qualquer hora e lugar. Ou seja, os funcionários não precisam nem de um espaço físico para trabalhar.

A diminuição dos riscos também foi apontada como vantagem. A pesquisa mostra que com a computação na nuvem, as pequenas empresas podem jogar de igual para igual com corporações. A tecnologia permitiu que as soluções empresariais, que antes só eram vistas em grandes companhias, se tornem mais baratas e acessíveis a qualquer um.

Obviamente, existe um lado obscuro da tecnologia. A segurança na nuvem ainda é uma questão delicada e que merece atenção. O estudo lembra que é necessário alguns cuidados ao acessar os dados na nuvem. Para minimizar os riscos, os funcionários não devem usar Wi-Fi público ao mexer nas aplicação em nuvem, criar backup das informações mais importantes e requisitar ao fornecedor da tecnologia algumas soluções de segurança.

O mercado exige que empresas de qualquer tamanho se atualizem para acompanhar a concorrência. Portanto, a chave do sucesso é seguir as tendências e usar a tecnologia a favor da sua organização. A pesquisa sugere que ainda há muito a ser feito na computação na nuvem, mas já é possível colher bons frutos na sua adoção.





RECOMENDADO PARA VOCÊ