Paciente com câncer recebe costelas feitas a partir de impressão 3D

Pela primeira vez um paciente com câncer recebeu costelas e um novo esterno de titânio feitas a partir de impressão 3D para substituir parte de sua caixa torácica.

O paciente teve sarcoma na parece torácica, um tipo de tumor que compromete a região e suas costelas teve que ser removida na cirurgia para retirada do câncer. Normalmente, em casos como este, é implantada uma placa de titânio para reforçar a estrutura, mas ela não é totalmente segura.



A impressão 3D surge como uma oportunidade de criação rápida e personalizada de implante. A operação foi feita no Hospital Universitário de Salamanca, na Espanha, onde a empresa Austrália Melbourne projetou um implante de costelas personalizado ao caso.

A impressão foi feita a parir de tomografias do tórax do paciente, além de outros dados. A impressora 3D usada conseguia derreter o pó de metal utilizando um feixe de elétrons e moldá-lo da forma desejada. Após duas semanas da operação, o paciente já recebeu alto e se recupera bem.


Via Cnet.  

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ