Aspirador da Panasonic remove fones de ouvido perdidos no metrô

Em uso no transporte público japonês, objetivo é recolher acessórios que acabam caindo nas linhas do metrô

Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 06/11/2020 16h22
Bose QuietComfort Earbuds
A A A

Earbuds e outros fones TWS (true wireless) são costumeiramente caros e, dada a sua natureza diminuta em tamanho, perdê-los não é recomendado. Ainda assim, isso acontece com frequência no Japão, justificando a Panasonic criar uma espécie de “super aspirador” capaz de remover fones errantes dos trilhos do metrô.


A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a ferroviária JR East, com o intuito específico de caçar apenas earbuds (e itens de tamanho/peso similar). Normalmente, itens que caem nos trilhos são recolhidos com uma haste de metal e um tipo de “pegador” na ponta. O problema é que earbuds são tão pequenos e leves que podem facilmente se prender ao cascalho que fica embaixo dos trilhos.

O aspirador criado pela Panasonic, porém, possui alguns tentáculos da espessura de um dedo mínimo, com copos de sucção, capazes de “fisgar” os fones perdidos, fixando-os sem necessariamente aspirá-los para dentro da bolsa do aparelho.

Segundo a JR East, cerca de 950 “situações de perda” de fones TWS ocorreram nas 78 estações de metrô do Japão. A remoção deles sempre é feita depois do último trem - uma tarefa que os operários referem-se como “incômoda”. Situações similares em Nova York e Europa também foram registradas.

Reprodução

À esquerda, o aspirador desenvolvido pela Panasonic, e, à direita, a forma normal de "resgate" de itens nos trilhos do metrô japonês. Imagem: JR East/JiJiPress/Divulgação

No Brasil, não há um valor específico de situações ocorridas para esse tipo de produto, mas um comunicado do Metrô de São Paulo, publicado em janeiro de 2020, afirma que a Central de Achados e Perdidos da empresa filiada ao governo estatal resguardou “mais de 100 mil objetos” errantes durante todo o ano de 2019 - alguns deles provavelmente são fones de ouvido.

Lamentavelmente para o resto do mundo, a Panasonic não informou se há alguma intenção de exportar o “super aspirador” para outros países. Assim sendo, é melhor você ficar mais atento aos seus earbuds, ou essa brincadeira pode sair cara demais.

Fonte: JiJi Press (Japan Times) / Metrô de São Paulo

Panasonic Fones de ouvido metrô
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você