Partido Pirata

Partido Pirata vai reescrever a lei autoral europeia

Leonardo Pereira 06/01/2015 16h55
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma das pessoas que mais influenciará a revisão da lei de direitos autorais em toda a União Europeia é uma representante do Partido Pirata. Julia Reda, que faz parte do partido na Alemanha, foi escolhida relatora do processo de revisão, o que significa que será a responsável por escrever o documento.

Rick Falkvinge, fundador do primeiro partido pirata (o sueco), em 2006, escreveu sobre a situação com entusiasmo. Afinal, trata-se de um passo enorme para a luta dos piratas e uma mudança significativa na forma como os governos tratam a questão de direitos autorais.

“Pela primeira vez, a legislação sobre o assunto é iniciada por ativistas pela liberdade da internet”, comentou ele em sua coluna no TorrentFreak.

Ter uma pirata em tal posição de destaque não significa, entretanto, que o texto passará tranquilamente. Ele tem de ser aprovado por uma maioria dentro do Parlamento Europeu. A primeira votação ocorrerá em 16 de abril, no comitê de Assuntos Jurídicos. Só em 20 de maio é que o parlamento como um todo fará sua contribuição.

Pirataria Direito Digital Partido Pirata
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você