Logo Olhar Digital

PC com Linux por US$ 199 se esgota nas lojas Wal-Mart dos EUA

Redação Olhar Digital 15/11/2007 13h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Desktop barato usa sistema operacional próprio e vários aplicativos Web

O gPC, um PC com Linux produzido pela Everex e vendido a US$ 199 nas lojas da rede Wal-Mart nos EUA provou ser um sucesso maior que o esperado. Em poucos dias de comercialização todo o primeiro lote da máquina (estimado em alguns milhares unidades, embora o Wal-Mart não informe números) foi vendido, e o produto está esgotado em todo o país e também na loja on-line da rede varejista. A máquina é equipada com um processador VIA C7 de 1.5 GHz, 512 MB de RAM e disco rígido de 80 GB. Teclado, mouse e alto-falantes estão inclusos no pacote, mas monitor ou mesmo um drive leitor/gravador de CDs e DVDs são vendidos separadamente.

 

O micro usa o sistema operacional Linux, com uma distribuição própria (chamada gOS) baseada no Ubuntu. A maioria dos “aplicativos” instalados são na verdade links para aplicativos online, como GMail, Google Calendar, Blogger, Google News, Google Maps, Wikipedia e YouTube, o que já valeu ao micro o apelido de “PC do Google”. Entretanto, também há aplicativos offiline, como o conjunto de aplicativos de escritório OpenOffice.org (compatível com o Microsoft Office) e o editor de imagens The Gimp.

 

Mesmo com o hardware “fraco” e um sistema operacional incomum, o micro tem ganho elogios em vários reviews na imprensa especializada, que o classifica como “ideal” para o usuário doméstico que basicamente só usa a Internet. A rede Wal-Mart planeja reestocar o gPC nas próximas semanas.

Software Livre Computadores Linux Mercado
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você