Pequeno robô consegue pular muros

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley desenvolveram um robô capaz de pular muros. A invenção recebeu o nome de SALTO, uma abreviação de “short for saltatorial locomotion on terrain obstacles”, e, segundo os criadores, apresenta a “maior agilidade robótica em saltos verticais já registrada”.

A ideia surgiu com base nos galagos, uma espécie de primata da África. Os cientistas explicam que o robô consegue pular tão alto porque “interliga” múltiplos saltos, um em seguida do outro.

Em testes, o SALTO foi capaz de pular a uma altura de 1,008 metro. Em um salto na parede, ele conseguiu uma média de 1,21 metro. “Combinando os princípios de design de inspiração biológica com a engenharia, podemos conseguir um desempenho ágil como o de animais”, explica Ronald Fearing, professor da universidade.

O objetivo é usar o pequeno robô em ambientes de busca e salvamento. Veja mais:

Via Ubergizmo

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ