China prepara projeto para monitorar cidadãos pelo celular

Por meio da tecnologia de GPS, a prefeitura de Pequim poderia controlar o fluxo de pessoas que utilizam os transportes públicos

Redação Olhar Digital 08/03/2011 08h51
china
A A A
De acordo com reportagem publicada no jornal britânico The Guardian, defensores dos direitos humanos têm expressado grande preocupação a respeito dos planos da China. Isso porque, o país quer monitorar todos os usuários de telefone celular da cidade de Pequim, por meio de uma tecnologia de posicionamento global.
 
A mídia chinesa informou que alguns testes estavam sendo feitos em uma “plataforma de circulação dos cidadãos em tempo real”, para ajudar na gestão do tráfego.
 
Segundo o jornal, Li Guoguang, diretor-adjunto da comissão municipal de ciência e tecnologia de Pequim, disse que o projeto poderia ser usado para combater o congestionamento, permitindo que oficiais monitorassem o fluxo de pessoas nos sistemas de transportes.

Ele garantiu ainda, que dados considerados particulares, como a localização exata de um determinado indivíduo, seriam confidenciais.
 
De acordo com Guoguang, o projeto também será destinado para fins de segurança e a ideia é que ele entre em vigor no primeiro semestre de 2011, em duas áreas da capital chinesa.
Celulares Monitores Tecnologia
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você