Evolução da Inteligência Artificial preocupa cientistas

Percepção da inteligência artificial é posta à prova

Redação Olhar Digital 18/03/2015 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores norte-americanos estão colocando a tecnologia de inteligência artificial à prova com o Turing, uma espécie de teste capaz de mensurar a capacidade de uma máquina ou robô de interpretar situações como um ser humano.

A Academia Nacional de Ciência dos EUA desafiou designers a desenvolver uma lista de características que uma imagem pode ter, como, por exemplo, as reações específicas de um sujeito andando de bicicleta: se ele aparenta cansaço, felicidade, se anda lentamente ou em alta velocidade.

No teste, as fotos com características específicas serão avaliadas por seres humanos e, em seguida, a mesmas imagens serão mostradas a um sistema de reconhecimento eletrônico. Assim, os pesquisadores conseguirão definir a quantas anda a capacidade de interpretação da atual tecnologia de inteligência artificial.

Entretanto, Stuart German, cientista integrante da equipe de estudos, afirma que nenhum dos sistemas de "deep learning" desenvolvidos atualmente seria capaz de passar das primeiras etapas dos testes propostos por sua equipe.

Inteligência Artificial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você