Embrião

Pesquisadores clonam embriões humanos para produzir células-tronco

Kaluan Bernardo, editado por Leonardo Pereira 16/05/2013 10h53
A A A

Técnica pode baratear e evitar polêmicas com células-tronco obtidas a partir de embriões

Utilizando técnicas de clonagem semelhantes às testadas na ovelha Dolly, em 1996, cientistas norte-americanos alegam ter conseguido, pela primeira vez na história, clonar embriões humanos.

A conquista foi publicada na revista Cell, na última quarta-feira, 16, por cientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon.

Os cientistas retiram material de uma célula adulta e implantam em um óvulo cujo DNA já foi removido. Com pequenos estímulos elétricos, os pesquisadores então induzem os óvulos não fertilizados a se transformar em células-tronco embrionárias.

Obter células-tronco a partir de embriões clonados é mais simples, barato e menos polêmico do que fazer o mesmo com embriões reais. A descoberta pode ser muito útil para desenvolver curas a doenças degenerativas.

"Uma análise minuciosa das células-tronco criadas com essa técnica provou que elas são capazes de serem convertidas, assim como uma célula-tronco embrionária normal, em diferentes tipos de célula, incluindo células nervosas ou cardíacas”, afirmou Shoukhrat Mitalipov, um dos coordenadores do estudo, à BBC.

"Ainda há muito trabalho a ser feito para que seja desenvolvido um tratamento com células-tronco seguro e efetivo. Mas acreditamos que esse é um passo significativo pra desenvolver células que podem ser usadas na medicina regenerativa", conclui Shoukrat.

Medicina
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.