Lixo plástico

Pesquisadores conseguem transformar plástico em combustível

Caroline Rocha 23/06/2016 11h52
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine e do Instituto Química Orgânica de Xangai desenvolveram um método que transforma resíduos de plástico em combustível.

Os materiais geralmente utilizados nas embalagens de bebidas e alimentos são o polietileno de alta densidade (HDPE), o polietileno de baixa densidade PE (PEBD) e o polietileno linear de baixa densidade PE (LLDPE), porque eles não se degradam ou interagem com qualquer produto químico encontrado nas substâncias que armazenam. O problema é que, como não reagem à maioria dos compostos químicos, eles não são facilmente reciclados.

Reciclagem
O método tradicionalmente utilizado para reciclar esses resíduos causa, de acordo com os envolvidos na pesquisa, mais mal do que bem, já que são empregado produtos cáusticos ou o aquecimento a mais de 370ºC para derretimento dos materiais.

No novo método, os pesquisadores usaram subprodutos da produção petroquímica, os alcanos, para separar e reconstituir as moléculas do polímero, transformando-os em outros compostos. O processo é conhecido como metátese cruzada com alcano.

A técnica realiza a tarefa de maneira suave, transformando os plásticos em combustíveis e ceras naturais, de uma maneira mais controlada do que a que acontece em processos industriais. Segundo os pesquisadores, os compostoso são degradados completamente em um dia a uma temperatura de 175ºC.
Nas próximas etapas do projeto, os pesquisadores querem aprimorar os processos para transformar outros tipos de resíduos plásticos em produtos utilizáveis.

Via Gizmag

Meio-ambiente Tecnologia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você