Pesquisadores criam câmera do tamanho de um grão de sal

Pesquisadores da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, desenvolveram uma câmera menor do que um grão de sal. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o processo de fabricação da lente foi possível graças às possibilidades oferecidas por impressoras 3D. A concepção e fabricação da câmera demorou apenas algumas horas.

A câmera conta com três lentes ligadas a uma fibra óptica que possui duas vezes a largura de um fio de cabelo. A fribra deve permitir que a câmera seja, por exemplo, injetada no corpo humano através de uma seringa, fornecendo informações para os médicos. Como não há luz no interior do corpo, ela conta com uma luz de LED microscópica.

Reprodução

No projeto, a equipe também imprimiu uma câmera com um sensor de imagens mais tradicional, para uma série de usos, como o uso em drones, em smartphones e até em robôs, oferecendo a eles uma espécie de "visão própria".

Via DigitalTrends

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ