Holograma Tátil

Pesquisadores criam holograma que pode ser tocado; veja vídeo

Caroline Rocha, editado por Marcelo Gripa 05/12/2014 15h51
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores do departamento de ciência da computação da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram um método que permite às pessoas sentir, ver e tocar imagens projetadas em 3D.

O dispositivo é formado por uma base com micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência nas mãos do usuário e sensores que rastreiam a parte do corpo que está em contato. Na prática, o movimento e a pressão das ondas sonoras na pele criam a sensação de toque na pele.

Os desenvolvedores explicam que o sistema pode ser sincronizado com hologramas 3D para fazê-los ganhar vida. A tecnologia deve ter grande aplicação na medicina, ajudando cirurgiões a explorar tomografias e sentir tumores.

“No futuro as pessoas poderiam tocar hologramas de objetos não palpáveis, identificando, por exemplo, as diferenças entre os materiais analisados em uma tomografia computadorizada ou as formas de artefatos de um museu", explica Ben Long, assistente de pesquisa do projeto.

Entenda como funciona o holograma tátil no vídeo abaixo:

Via NY DailyNews
Medicina 3D Tecnologia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você