Pesquisadores criam tablet para cegos que gera letras em braile

Braile é um sistema de leitura que permite a deficientes visuais "ler com as mãos", identificando cada letra ou símbolo por meio do tato. Livros e outros produtos em braile geralmente imprimem seu conteúdo em alto relevo, para que pessoas cegas possam tocar e compreender. No entanto, isso não é possível com as telas touchscreen de smartphones e tablets. Por enquanto.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um tablet (ou, em termos mais exatos, um leitor eletrônico como o Kindle, da Amazon) que gera letras em braile sobre a tela. Um sistema de ar comprimido empurra pequenos pinos para a superfície, gerando o alto relevo.

A cada virada de página, as letras se realinham e mudam o conteúdo sobre a tela. Não é a primeira vez que essa tecnologia é usada, porém, visto que em 2013 pesquisadores da Índia criaram um celular cujo display também ganhava relevo com o toque. No caso do "Kindle em braile", o protótipo deve ficar pronto em setembro deste ano.

Via Daily Mail

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ