Logo Olhar Digital

Pesquisadores criam um rádio com um único nanotubo de carbono

Redação Olhar Digital 05/11/2007 16h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Dispositivo tem apenas alguns bilionésimos de metro de comprimento

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley criaram o menor rádio do mundo, com comprimento de apenas alguns nanômetros (um nanômetro corresponde a um bilionésimo de metro). O dispositivo integra todas as etapas de recepção, como antena, filtro, amplificador e demodulador, em um único nanotubo de carbono.

 

O funcionamento foi demonstrado com a recepção de transmissões AM e FM em frequências entre 40 e 400 MHz. Os cientistas transmitiram a música “Good Vibrations”, dos Beach Boys, para o minúsculo rádio e puderam ouví-la perfeitamente após ligar o dispositivo a um amplificador e caixas de som. Em uso, o nanotubo se comporta com uma minúscula válvula, vibrando em resposta a ondas de rádio em uma frequência específica.

 

A tecnologia pode ser utilizada em inúmeras áreas, desde como receptor em dispositivos médicos minúsculos operados por controle remoto a rádios, telefones e aparelhos auditivos que poderiam ser implantados dentro do ouvido humano.

 

Gadgets
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você