Pesquisadores desenvolvem material eletrônico que se "cura" sozinho

Pesquisadores da Pennsylvania State University, nos EUA, desenvolveram um material que permite que circuitos e conectores continuem funcionando mesmo quando dobrados ou quebrados. O material é uma folha de plástico coberta de nanofolhas de nitreto de boro, substância rígida semelhante ao carbono em sua estrutura.

Os cientistas adicionaram à superfície das nanofolhas alguns grupos de ligação de hidrogênio. Na prática, isso garante que o material seja dobrado ou cortado ao meio e continue funcionando, já que quando duas partes cortadas são colocadas lado a lado, uma carga eletrostática restaura as ligações de hidrogênio, fazendo com que a folha se "cure" sozinha.

De acordo com os pesquisadores, algumas folhas precisaram de calor ou pressão material para voltarem a funcionar, enquanto outras conseguiram se restaurar á temperatura ambiente.

As nanofolhas de nitreto de boro são impermeáveis, o que permite seu uso em ambientes molhados. Para o futuro, o material pode ser usado em dispositivos vestíveis.

Via Gizmag

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ