Esponja pode limpar manchas de óleo no mar

Um time de pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, liderado pelo professor Yign Chan, afirma ter desenvolvido um material capaz de limpar grandes manchas causadas por derramamentos de óleo no mar. 

Para criar uma espécie de esponja que fosse capaz de absorver o óleo que fica separado da água, eles usaram pó de nitreto de boro. Como não era possível borrifar essa substância em uma área onde um tanque de óleo quebrou, por exemplo, os pesquisadores tiveram que construir uma grande estrutura porosa em 3D.

A invenção ainda tem a vantagem de o nitreto de boro não ser inflamável, o que faz dele uma substância ideal para transportar elementos químicos voláteis, como é o caso do óleo.

O material ainda está sendo aprimorado, então é improvável que possa ser utilizado já na próxima vez que houver um derramamento de óleo. Apesar isso, o grupo está apresentando a sua invenção para companhias que possam se mostrar interessadas em produzir essas esponjas em larga escala.

Via Engadget

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ