Pesquisadores querem encontrar "bugs" no DNA que causam o câncer

Pesquisadores do MIT e da Universidade de Hardvard, criaram uma fundação médica, que tem como objetivo salvar vidas usando um conceito bastante comum nos softwares para "curar" doenças. Segundo eles, é possível encontrar bugs no DNA humano e corrigí-los, ajudando no tratamento desses males.

"O câncer é uma doença do código de programação humana. Se você for capaz de ler o código-fonte de uma pessoa (sua sequência genética), você pode, potencialmente, descobrir bugs e corrigir essas falhas", explica Alexis Borisy, um dos líderes do estudo.

A ideia, que surgiu em 2008, ainda está em desenvolvimento. A fundação pretende encontrar "erros", as chamadas mutações genéticas, responsáveis por essas doenças. Os pesquisadores esperam que a pesquisa pode ajudar também em um tratamento mais racional do câncer, por exemplo.

O órgão ajuda pacientes e médicos a identificar e tratar tipos sérios e difíceis de câncer, olhando para a composição genética da doença. Por exemplo, mutações genéticas do câncer de mama podem parecer com as de um paciente com câncer de cólon, e esses tratamentos podem funcionar de maneira semelhante.

Para isso, os pesquisadores recolhem amostras de pacientes com câncer e sequenciam os genes do câncer, para entender o que a doença faz com as células. Os dados coletados vão para o banco de dados da Foundation Medicine e podem ser usados por outros médicos, que desejam saber, por exemplo, como tratar um tipo raro de câncer, ou empresas farmacêuticas que desejam testar novas drogas.

Via BusinessInsider

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

RECOMENDADO PARA VOCÊ