Pesquisadores usam inteligência artificial para criar 'máquina de pesadelos'

Três pesquisadores do MIT estão usando inteligência artificial para criar imagens que consigam causar desconforto nas pessoas. O projeto, pensado para o Dia das Bruxas, recebeu o sugestivo nome de Nightmare Machine, algo como “máquina de pesadelos”.

Pinar Yanardag, Manuel Cebrian e Iyad Rahwan, que fazem parte da instituição, usaram algoritmos de forma parecida com o Deep Dream, do Google, e o How old do I look?, da Microsoft, para tornar as máquinas capazes de gerar as imagens assustadoras.

O que a máquina faz é pegar fotos e aplicar distorções, então os resultados passam por processos de votação até que os mais perturbadores saem vencedores. Esse toque humano por meio de enquetes ajuda o computador a entender melhor que tipo de material nos causa mais espanto, então quando mais ele trabalha mais assustadoras ficam as imagens.

Os resultados são divididos em duas categorias: uma para pessoas e outra para lugares. Personalidades como Brad Pitt e os personagens de South Park estão lá, assim como monumentos, a exemplo do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.

Via: Silicon Republic

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ