Polícia prende ladrão após Facebook sugeri-lo como amigo à vítima

O recurso de sugestões de amigos do Facebook foi essencial na resolução de um crime na cidade de Birmingham, no Reino Unido. Um homem que teve seu carro roubado em um assalto conseguiu identificar o ladrão, Omar Famuyide, após a rede social sugerir à vítima que o adicionasse como amigo.

Ao ver a foto de Famuyide, o homem que teve o carro roubado se comunicou com a polícia, que então conseguiu relacionar o ladrão a diversos outros crimes. Dois dias depois, o carro foi encontrado com uma arma dentro que foi disparada em outra tentativa de assalto cerca de um mês antes. Dentro do veículo também estavam as chaves de um outro carro, roubado sob ameaça com uma faca.

Reprodução

Com a foto, o nome e outros dados de Famuyide disponíveis no Facebook, a polícia conseguiu localizá-lo e detê-lo. Após julgamento, ele foi condenado a 17 anos de cadeia pelos crimes de assalto, tentativa de assalto, posse de arma de fogo e posse de arma branca, segundo a BBC.

Detetive Facebook

Segundo o Gizmodo, o delegado responsável pelo caso, Rhiannon Daff da polícia de West Midlands, "o trabalho de investigação à moda antiga nos levou a maior parte do caminho, e nós conseguimos juntar provas suficientes para ligar os diferentes itens e crimes, mas ainda não tínhamos um nome". A identificação de Famuyide no Facebook pela vítima foi "uma parte crucial da investigação" e "a peça final do quebra-cabeças que buscávamos", segundo o delegado.

De acordo com o Engadget, o algoritmo de sugestão de amigos do Facebook não leva em consideração apenas os amigos em comum, mas também outros fatores. Ele também acessa informações de educação e trabalho, assim como dados de localização e do Instagram, e qualquer combinação desses fatores pode ter levado a rede a sugerir famuyide como amigo da vítima. 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ