Primeiro bloco minerado de bitcoin completa 9 anos

Muita gente ouvir falar de bitcoin pela primeira vez nos últimos meses com a disparada recente no valor; no entanto, essa história já vem de longa data, mais especificamente completando 9 anos nesta quarta-feira, 3 de janeiro.

O dia 3 de janeiro de 2009 marcou a mineração do primeiro bloco de bitcoin, com o número 0. A operação foi realizada às 18h15 no horário do servidor, recebendo como recompensa 50 bitcoins pela ação de validar uma única transação. Foram necessários mais seis dias para que o segundo bloco, com o número 1, fosse minerado, no dia 9 de janeiro.

Reprodução

Naquela época, essas 50 bitcoins não valiam nada, tecnicamente, carregando apenas seu valor intrínseco. Como não havia casas de câmbio, não era possível trocar as bitcoins por dólares ou outra moeda convencional. Foi apenas em 2010 que seu primeiro preço foi registrado, e seu valor ainda estava na casa dos centavos. Hoje, porém essas 50 bitcoins valeriam US$ 770 mil segundo a cotação na página CoinMarketCap no momento em que este texto é escrito.

É interessante notar como as coisas mudaram de lá para cá. Nessa época, qualquer pessoa com um notebook simples conseguiria minerar bitcoins e receber recompensas gordas como essa. Hoje, a tarefa de mineração exige quantidades colossais de energia e a recompensa também diminuiu significativamente para 12,5 bitcoins por bloco minerado.

Existe um segundo aniversário da bitcoin que é bastante celebrado pela comunidade: a data do 31 de outubro. É a data em que o misterioso Satoshi Nakamoto publicou seu estudo que deu origem a toda a corrida da criptomoeda que vemos hoje, criando um sistema eletrônico descentralizado pensado para substituir o dinheiro físico.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ