Prótese neural permite a tetraplégico beber cerveja sozinho

Pesquisadores da Caltech Keck Medicine of USC conseguiram, em um teste clínico, implantar com sucesso um novo tipo de braço prostético em um paciente tetraplégico do Rancho Los Amigos National Rehabilitation Center. A nova prótese permitiu que Erik Sorto, o paciente que participou do teste, voltasse a ser capaz de beber cerveja sozinho após 2 anos de treino. Os resultados do teste foram publicados hoje.

Em 2013, Sorto recebeu um implante cerebral para poder controlar a prótese. Desde então, ele estava trabalhando com terapeutas ocupacionais e pesquisadores para melhorar sua habilidade com o braço. Ao tomar cerveja sozinho pela primeira vez em 13 anos, quando se tornou tetraplégico por causa de uma lesão com arma de fogo, ele disse ao Japan Times que a bebida tinha o sabor "de um pedacinho do paraíso"

Ciência

Por meio de próteses neurais implantadas no centro de movimento do cérebro - o córtex motor - já era possível a pessoas com deficiência ou amputações utilizar próteses controladas pelo cérebro que substituem os membros perdidos. No entanto, esse método fazia com que os movimentos se tornassem mais lentos e pouco responsivos, como se houvesse atraso entre o cérebro e o membro.

A novidade dos pesquisadores da Caltech é implantar as próteses neurais não na parte do cérebro que controla o movimento, mas na parte que controla a intenção do movimento: o Córtex Posterior Parietal (CPP). Com isso, o uso da prótese se torna mais fluido, e movimentos mais precisos são possíveis.

para chegar à protese final, os pesquisadores começaram implantando uma prótese no CPP de um paciente e lhe pediram que pensasse e visualizasse determinados movimentos. O paciente foi capaz de controlar um braço prostético com seus pensamentos como se fosse um braço normal e, com ele, brincar de jokenpô com os pesquisadores.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ