Realidade virtual: usuário consegue 'sentir' soco em jogo

Um protótipo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Hasso Plattner, na Alemanha, quer trazer ao usuário uma experiência de realidade virtual completa durante um jogo de boxe, incluindo o impacto de levar um soco.

A tecnologia, chamada Impacto, combina os óculos com uma espécie de braçadeira que contém sensores que usam a estimulação elétrica muscular para simular um impacto físico. Um par de eletrodos estimula o bíceps do usuário a se contrair, ao mesmo tempo em que ele sente a vibração correspondente ao golpe e visualiza a cena "É uma espécie de ilusão. Queremos que o usuário realmente acredite que foi atingido por alguma coisa", explica Patrick Baudisch, um dos líderes do projeto.

"Você vê o usuário acertar o soco, você sente algo em sua pele e seu braço se contrai para trás", explica Baudisch.

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia pode ser utilizada em outros jogos virtuais, como beisebol ou futebol, para que o jogador sinta os estímulos físicos das partidas, ou até em corridas de carro ou simulações de maratonas.

O pesquisador afirma que o protótipo é algo como "uma visão da técnologia pós-vestível". Veja mais:

 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ