Navegação por satélite

Rede Européia de navegação por satélite está fora do ar há três dias

Bruna Lima, editado por Cesar Schaeffer 15/07/2019 11h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Galileo sofreu um "incidente técnico" em sua infraestrutura em solo. Serviços de navegação foram interrompidos.

A rede de satélites Galileo da Europa, recentemente aprovada pela Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC) para uso em smartphones norte-americanos, está fora do ar desde sexta-feira (12/07) devido ao que os funcionários da Agência Europeia de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GSA) descreveram como um "incidente técnico relacionado à sua infraestrutura terrestre". Isso significa que os usuários com smartphones mais novos que suportam o Galileo dependerão do GPS, do Glonass (sistema de navegação por satélite russo) ou do sistema chinês Beidou para navegação.


O GSA disse que "especialistas estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. Um Conselho de Revisão de Anomalias foi imediatamente criado para analisar a causa exata e implementar ações de recuperação". Os recursos de navegação por satélite estarão indisponíveis até novo aviso, acrescentou. No entanto, a capacidade do Galileo de captar mensagens de socorro para busca e resgate aparentemente ainda está funcionando.

A interrupção é preocupante, principalmente por se tratar de um sistema relativamente novo e tecnicamente sofisticado. De acordo com o site Inside GNSS, especializado em navegação por satélite, a falha aconteceu na Instalação Precisa de Tempo (PTF) na Itália, instituição onde todos os relógios do sistema Galileo são calibrados e verificados.

A União Europeia construiu o Galileo para lhe dar alternativas civis e militares ao GPS americano e ao Glonass russo. A GSA lançou o primeiro satélite em 2005 e agora possui 26 em operações, de um total de 30 previstos. O serviço entrou em operação em 2016, mas no entanto ainda está em fase piloto e não deve ser usado em situações de missão crítica. 

Via: Engadget

 

 

GPS Europa Galileo navegação por satélite
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você