Roteador D-Link AC-2600 (DIR-882)

Review: roteador D-Link AC-2600 tem conexão robusta para além dos jogos

Rene Ribeiro, editado por Valdir Ribeiro Jr. 11/04/2019 22h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Esse modelo de roteador é direcionado para gamers, mas pode ser uma solução para a família que acessa muitos dispositivos de uma só vez e quer uma conexão sem perda de sinal.

Jogos online merecem roteadores especiais. O motivo é o tempo de resposta (chamado de lag no termo em inglês), que, claro, precisa ser bem pequeno. Um atraso de milissegundos a mais em que a rede Wi-Fi entrega para o jogador, pode significar morte em um game e, pior que isso, sua desclassificação em um campeonato.


E a parte boa de ter um roteador para jogos é que ele funciona também para outras aplicações e, nesse caso, muitas conexões simultâneas. Acompanhe o review do roteador D-Link AC-2600 (ou DIR-882, como a D-Link também o nomeia) e saiba o que ele tem a oferecer.

Roteador D-Link AC-2600: Design

O que chama a atenção, logo que se olha para esse roteador, são suas 4 antenas grandes. Mas pode-se dizer que seu gabinete tem dimensões que estão dentro da média dos roteadores. São 258.8 x 184.1 x 45.5 mm (LxPxA). Para um roteador que é direcionado para gamers, até que é discreto, ainda mais na cor preta.

Reprodução

O gabinete é de plástico, com pequenos furos na parte de cima e também com áreas vazadas na parte de baixo para dissipar o calor. Afinal, roteador também esquenta; não precisa de uma ventoinha, mas os componentes também aquecem.

Reprodução

Quem não quiser deixar em cima da mesa, há opção para pendurar na parede, pois seu design na parte de baixo permite isso. Como as 4 antenas são ajustáveis, não há problema nisso.

Reprodução

Parte de baixo do roteador D-Link AC-2600: chassi vazado para dissipar calor e suportes para pendurar na parede (círculos em vemelho)

Aliás, particularmente, acho essa opção melhor, pois uma das recomendações de qualquer fabricante é sempre que possível deixar o roteador no local mais alto possível. E além disso, pendurar na parede libera um espaço valioso na mesa ou armário.

Roteador D-Link AC-2600: conexões e recursos de hardware

Esse roteador é compatível com os protocolos 802.11 a/b/g/n/ac, que são os protocolos comerciais que estão em vigor no mercado. Além disso, tem uma porta USB 2.0 e uma USB 3.0. Elas servem para conectar discos rígidos ou pendrives, que podem ser compartilhados na rede doméstica ou mesmo corporativa. Tem 4 portas LAN Ethernet Gigabit e uma WAN Gigabit.

Reprodução

Roteador D-Link AC-2600, parte frontal: no canto direito, um conector USB 3.0 para conectar HD ou pendrive

Há também um botão para desligar o Wi-Fi, que serve para você sair de casa e apenas desligar o sinal de Wi-Fi, mas qualquer outra configuração (servidor ftp, compartilhamento de armazenamento, rede VPN) ficam acessíveis.

Reprodução

Roteador D-Link AC-2600, parte de trás. Da esquerda para direita: Uma porta USB 2.0; 4 portas de rede Gigabit; 1 porta WAN; botão de reset; botão WPS; botão para desligar somente o Wi-Fi; plugue de alimentação e botão liga / desliga

O motivo é a segurança extra, apenas para ninguém tentar invadir o Wi-Fi. E por fim o botão WPS, que serve para conectar dispositivos sem precisar digitar a senha do Wi-Fi; desde que o dispositivo seja compatível com essa tecnologia.

Roteador D-Link AC-2600: recursos que deixam o sinal Wi-Fi mais consistente

A diferença desse roteador está na tecnologia MU-MIMO. Antes de explicar, é preciso saber como funciona um roteador wireless. A maioria dos roteadores mais baratos cumprem com eficiência a função de enviar e receber dados. Mas há um porém: eles enviam dados em apenas uma via. Portanto, eles se comunicam com um dispositivo por vez.

Quando há vários equipamentos conectados a uma rede Wi-Fi, como TV, smartphones, notebooks, tablets, a comunicação começa a ficar comprometida, principalmente quando tem alguém jogando e outra pessoa assistindo a vídeos streaming.

E com a tecnologia MU-MIMO (multiuser, multiple input, multiple output), o roteador consegue manter até 4 conexões simultâneas com equipamentos. E isso melhora significativamente o desempenho de toda a rede. Logicamente ele suporta mais conexões, até 15 dispositivos sem perda de sinal, segundo a D-Link.

Para um gamer isso é essencial, pois os lags desaparecem. Pode parecer bobagem, mas milissegundos de diferença em uma partida online significam a desclassificação em um campeonato (por não ver o adversário atirando em tempo real e acabar morrendo). E mais do que jogos, com essa tecnologia, uma família pode acessar a rede Wi-Fi sem problemas de travadinhas ou interrupções na Netflix, por exemplo.

Outra tecnologia utilizada é a smart beamforming, onde o sinal é direcionado para onde estão os equipamentos e não omnidirecional (sinal espalhado em 360 graus), como fazem roteadores mais antigos ou que não usam essa tecnologia. Assim, o roteador consegue concentrar o sinal nos equipamentos, com pouca perda e garantindo mais consistência e mesmo mais distância.

Ainda há funções interessantes para games que já existem em outros roteadores, como a configuração DMZ que, apesar de perigosa, todo gamer usa para abrir mais portas da rede para ficar compatível com todo tipo de protocolo que jogos online utilizam.

Vale ainda citar o recurso QoS (Quality of Service), no qual o usuário tem maior controle sobre os dispositvos da rede. Ele pode informar ao roteador qual equipamento terá mais prioridade para consumir banda em até três níveis: maior prioridade, alto e médio. Isso é bem interessante para fazer downloads e também para quem joga.

E a configuração é feita totalmente por ícones, não é preciso digitar um número de IP sequer e nem ficar procurando o device, pois tudo está listado na tela graficamente e basta usar o mouse para arrastar para a prioridade desejada. A tela abaixo exemplifica o recurso:

Reprodução

Recurso QoS do D-Link AC-2600: usuário pode escolher quais dispositivos têm prioridade para acessar a rede Wi-Fi. Tudo sem precisar digitar nenhum endereço IP. Basta arrastar o disposito para a prioriddade desejada

O D-Link AC-2600 é dual band, aceita 2,4 GHz e 5 GHz. E vale destacar o recurso Smart Connect, que reconhece qual a melhor frequência para utilizar no dispositivo conectado a ele. E também é possível desabilitar essa função, caso o usuário queira fazer uma rede Wi-Fi com 2,4 GHz e outra com 5 GHz. Isso é para quem deseja, por exemplo, ficar jogando na rede de 5 GHz enquanto outras pessoas acessam a rede de 2,4 GHz.

E também para controle parental, ou controle dos pais, onde podem deixar uma das redes para os filhos e colocar o horário que essa rede vai funcionar. Logicamente, a criança não pode saber a senha da outra rede.

Enfim, como mostram as telas acima, os menus são bem intuitivos e fáceis de entender. Apenas funções avançadas requerem conhecimento técnico e, se precisarem ser utilizadas para um caso específico, o suporte da D-Link existe para isso.

Roteador D-Link AC-2600: instalação e desempenho

Instalar esse roteador é uma operação muito simples. Pode ser feita por um smartphone. Se o seu modem tiver Wi-Fi, é melhor desliga-lo primeiro. Em seguida, basta conectar o cabo de rede amarelo (que acompanha o produto) no modem da sua internet e a outra ponta do roteador. Quando conectado na tomada, esse roteador tem uma rede Wi-Fi própria e o passo a seguir é conectar-se a ela.

Em seguida, pelo navegador do celular, acessei o roteador pelo endereço IP que está descrito embaixo dele. Ao acessar o menu, fui na opção Wi-Fi, configurei o nome da rede, a senha e também a senha para entrar no menu do roteador. Pronto, já estava funcionando.

Na tela abaixo é exibido o método para fazer a instalação via cabo e notebook. Intessante notar que tudo é explicado passo a passo sem temor técnicos:

Reprodução

Tela inicial de configuração do roteador D-Link AC-2600. Instruções em bom português, sem termos técnicos

Reprodução

Após a conexão, a tela de setup do D-Link AC-2600 mostra graficamente todos os dispotivos que estão conectados na rede

Outra coisa que o próprio roteador fez quando conectou a internet foi verificar o firmware. Fez isso automaticamente avisando que havia uma nova versão. Escolhi a opção para atualizar nesse momento. Então foi baixado o firmware e atualizado. Tudo automático, sem complicações. Essa função é importante, pois atualizar esse componente aumenta a segurança contra hackers que tentam invadir redes domésticas.  

Os testes

Primeiro fiz o teste de distância. Com meu modem da NET, que vem com Wi-Fi, o sinal era perdido em 20 metros de distância. Não apenas pela qualidade do Wi-Fi, mas porque havia anteparos nesse caminho, como portas e outros cômodos da casa. Desabilitei o Wi-Fi do modem e conectei o roteador. Mesmo saindo para a rua, consegui ficar conectado a mais de 50 metros de distância. E dentro de casa o sinal ficava alto em qualquer cômodo da casa, o que não acontecia antes.

Quanto a velocidade, claro que se limitava a largura de banda da minha operadora de internet, mas não tive nenhum problema em fazer downloads. Em jogos, testei com o Team Fortress 2 e não houve nenhum problema de lag.

Roteador D-Link AC-2600: conclusão

Enfim, vale a pena comprar o roteador D-Link AC-2600? De acordo com o que testei, se você busca uma conexão com transmissão de dados estável e robusta, vale cada centavo. A distância do sinal Wi-Fi também foi ótima nos testes. Eu testei com 7 dispositivos ao mesmo tempo, com vídeo rolando no notebook, Netflix na TV (em full HD), atualizando aplicativos em dois telefones Androids e mais um iPad também executando vídeo no youtube e não tive problema de travamentos ou rede parando.

Além disso, esse roteador tem funções úteis, como bloqueio de sites e tempo de uso que um determinado usuário pode ficar conectado, o que é bom para os pais que querem controlar tempo de uso da internet pelos filhos, por exemplo.

Esse e outros recursos são fáceis de configurar, pois os menus são amigáveis, a não ser, claro, as partes mais técnicas, que são para os gamers, como redirecionamento de portas, configuração de DMZ e etc. Mas isso, eles tiram de letra.

Roteador D-Link AC-2600: especificações completas

 

   

Norma IEEE 802.11

a / b / g / n / ac

Processador da CPU

Dual core 880MHz

Classe

AC2600

Memória RAM (MB)

128

Velocidade (Mbps)

2.533 (800 + 1.733)

Memória Flash (MB)

16

Freqüência

Banda dupla (2.4GHz + 5GHz)

Guest Wi-Fi

sim

Portas Ethernet

1 Gigabit WAN; 4 Gigabit LAN

Controles Parentais

sim

Portas USB

1 USB 3.0; 1 USB 2.0

MU-MIMO

sim

Antenas

4 externas; 4 fluxos

Beamforming

sim

Segurança

WPA / WPA2

Configuração

Aplicativo ou navegador para dispositivos móveis ou método tradicional (cabo)

Tamanho (mm)

258.8 x 184.1 x 45.5

Peso

 525 gramas
 
Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.

Wi-Fi Roteadores review rede mesh
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você