foto2

Review: TDK Life on Record WR700, o super fone de ouvidos sem fio

Igor Lopes 02/12/2011 11h58
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Qualidade impressiona, mas o preço não é para qualquer bolso...

Cesar Schaeffer

Para quem nunca havia experimentado um fone sem fios, o WR700 da TDK surpreendeu. E olha que não é assim tão fácil agradar um aficionado declarado por boa música, fones de ouvido e qualidade de som. Antes da primeira batida, a maior dúvida era se a transmissão sem fio resultaria em perda de qualidade ou fidelidade do som; mas isso, felizmente, não aconteceu.

Graças à tecnologia "Kleer Cut Loose" presente neste modelo da TDK (e também em algumas outras marcas) não houve qualquer falha de transmissão ou interferência durante os testes. Também não foi possível notar qualquer perda de qualidade na comparação com os tradicionais fones com fios. Segundo a TDK, essa tecnologia preserva o som estéreo original do áudio digital sem qualquer compressão, diferente do que acontece com os fones sem fio por Bluetooth, que comprimem ainda mais o seu MP3 e a queda de qualidade fica bastante evidente até para um usuário menos exigente.

Dance to the music...

Mas o mais legal mesmo do WR700 é o fato de você poder se movimentar, caminhar ou até dançar sem estar conectado a nada. Pra quem odeia fios, nada mais chato do que desembaraçar todos aqueles nós. Nosso teste foi feito com vários dispositivos: no smartphone, no MP3 player, no computador e até no notebook. O funcionamento é super simples: você liga o transmissor, liga o fone e pronto!

...mas não vá muito longe!

O manual do produto diz que ele tem um alcance de até 10 metros de distância; mas conforme você se afasta do transmissor, começa a perceber uma queda na qualidade de transmissão. Com uma parede ou qualquer outro obstáculo no caminho, as falhas começam a ficar mais evidentes a partir dos cinco metros. Mas em um espaço aberto ou com o dispositivo no bolso, por exemplo, o resultado é ótimo.

“Parece” confortável...

Calma, mas nem tudo são flores. Em um teste contínuo de pouco mais de uma hora de uso, o fone deixou a desejar no quesito conforto e incomodou um pouco as orelhas – e olha que o repórter que vos escreve nem é assim tão "cabeçudo". O headset não isola o som ambiente; para andar na rua, é bom aumentar o volume – o que fica fácil com o botão existente no próprio fone.

O transmissor que vai plugado no seu player ou computador é meio grandinho – até maior do que muitos tocadores mais modernos, com cinco centímetros de largura por dois de espessura. Na foto abaixo você pode compará-lo com o tamanho de um iPod Classic. 

Pilhas?!...Pilhas?!...

Outra desvantagem é o fato de tanto o transmissor quanto o fone dependerem de pilhas convencionais (2x AAA) para funcionar. Comprar pilhas, além de ser uma inconveniência, é antiecológico. E se a bateria acabar no meio da música, só resta chorar. Bom, apesar disso, a fabricante afirma que o consumo de energia é baixíssimo e que um conjunto de pilhas alcalinas fornece de 30 a 40 horas de uso.

Agrada, mas custa caro!

A qualidade de som do TDK WR700 é suficiente para os mais entusiastas com som, mas um pouco pobre para profissionais de áudio. Os médios e agudos são bem definidos, já o grave meio fraquinho para quem aprecia um "pancadão" na orelha. Mas o grande inimigo desse modelo, pelo menos aqui no Brasil, é o preço. Enquanto nos Estados Unidos o fone vale algo em torno de 110 dólares (menos de R$200), aqui eles saem pela "bagatela" de R$950,00! Não é pra qualquer um, convenhamos!  

Conclusões

Por quase MIL reais, certamente você vai encontrar um fone com fio com qualidade profissional e bastante superior ao modelo da TDK – alguns inclusive com "noise cancelling". Mas na seara de modelos sem fio, fica a pergunta: será que vale o preço? O WR700 realmente surpreende por causa da tecnologia Kleer e faz muito bem seu trabalho, mas lembre-se: ele não é para o bolso de qualquer Papai Noel.

Áudio review
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você