notebook

Review - Acer Gateway NV55C02B: design e boa configuração a preços convidativos

Igor Lopes 28/07/2011 17h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Se, por um lado, a tela grande melhora a visualização, por outro, dificulta o transporte

Desde 2010, a Acer vem utilizando a marca Gateway no Brasil para atingir um público diferente: usuários que prezam pelo design, sem deixar de lado o custo de seus equipamentos.

Realmente, a primeira impressão que se tem, ao retirar o produto da caixa, é que estamos diante de uma grande máquina - não só por seu tamanho (tela LED 15,6", 3,1x38x25,3cm), mas também pela sua configuração (Core i5, 4 GB RAM, 640 GB HD, Windows 7 Home Premium 64 bit). O teclado é completo e traz, inclusive, a parte numérica no canto direito, além de atalhos multimídia para acesso direto ao conteúdo do HD.

O processador Intel Core i5-480M, de 2.66 GHz, possui 2 núcleos de processamento. Isso quer dizer que ele tem a capacidade de processar até 2 tarefas simultâneas, imprimindo mais velocidade ao seu laptop. Além disso, uma tecnologia chamada "turbo boost" aumenta o clock (ou o poder de processamento) do chip sempre que o computador demandar. Por outro lado, essa função também economiza energia, já que o processador se "acalma" em momentos de ociosidade, exigindo menos da bateria.

O notebook vem com 4 GB de memória DDR3 1333 MHz - a mais atual do mercado. Essa quantidade é suficiente para que o usuário abra várias janelas simultaneamente e rode mais de 1 software ao mesmo tempo, sem comprometer a performance. Já o HD de 640 GB deve ser suficiente para que a maioria dos usuários domésticos armazenem músicas, fotos, vídeos e arquivos em geral, sem muito aperto.

Por causa do seu tamanho (3,1x38x25,3cm), peso (2,6kg) e tela (15,6") avantajados, o equipamento não é muito indicado para quem precisa carregá-lo para todos os lados. No entanto, acaba se tornando uma ótima opção para quem está interessado em trocar o desktop caseiro por um outro computador. Neste caso, o produto vira até mesmo um enfeite na sua sala ou escritório, já que apresenta ondulações e texturas bastante estilosas em seu exterior. Também é possível escolher a cor: preto (satin black) ou vermelho (cashmere red).

O teclado é um pouco diferente do convencional. As teclas são mais afastadas umas das outras, e não apresentam a curvatura tradicional para o encaixe dos dedos, como praxe em outros modelos. Mas há quem prefira a nova diagramação. O trackpad do NV55C traz algumas exclusividades. É possível até mesmo aplicar o zoom com a ponta dos dedos - o Mac OS, por exemplo, só inseriu essa função na última atualização de seu sistema.

Com relação às conexões, o laptop oferece 1 saída HDMI, 3 conexões USB 2.0, leitor de cartão de memória, 1 entrada VGA, 1 entrada para Headphone/auto-falante, 1 entrada para microfone, 1 entrada Ethernet (RJ-45); 1 entrada para cabo de energia e 1 entrada para trava Kensington. A webcam, de 1,3 MP, também não foge aos padrões do mercado.

Cinema em casa

A tela de LCD retroiluminada por LED, de 15,6 polegadas, é grande e brilhante o suficiente para que o consumidor assista a filmes ali mesmo. Essa tecnologia gasta menos energia que os sistemas tradicionais e apresenta imagens com um brilho e vivacidade de cores bastante interessante. As caixas de som não são tão potentes, mas seguram a onda se a ideia é assistir a conteúdos com o laptop no colo. No entanto, a saída HDMI também permite a transferência desse conteúdo para a tela da TV.

Com uma tela tão grande e em alta definição, nos surpreendeu o fato do laptop vir com um drive DVD-RW. A possibilidade de rodar discos blu-ray e assisti-los nessa telona seria bastante interessante. A placa de vídeo onboard da Intel, apesar de ser pouco eficiente para games modernos, cumpre bem sua função para tarefas do dia a dia.

Performance

Nos testes de benchmark, o conjunto não surpreendeu: marcou 1978 pontos no 3DMARK06  e 5491 pontos no PCMARK Vantage. Esses números estão dentro da média entre equipamentos do mesmo porte. Em nossos testes com o software "Battery Eater", a bateria de 6 células durou cerca de 1h10 min.

Conclusão

O laptop da Gateway é um bom equipamento para aqueles que não exigem tanto da máquina com softwares pesados. Também é uma boa opção para aqueles que querem substituir o desktop caseiro por uma máquina mais leve e atual. O acabamento é bonito, e faz com que o equipamento sirva até mesmo de objeto de decoração para a casa. 

Por outro lado, o fato desse laptop não possuir Blu-Ray nos desagrada - este poderia ser um ítem para diferenciar o equipamento no mercado, já que possui uma tela grande, com bom brilho e luminosidade. Se, por um lado, a tela grande melhora a visualização, por outro, dificulta o transporte.

O equipamento está à venda no mercado por R$ 2099,00.

Especificações

Marca: Acer, Gateway Brasil
Processador: Intel Core i5-480M
Barramento: 2,66 GHz
Cache: 3M Cache
Chipset: Mobile Intel HM55 Express Chipset
Memória RAM: 4GB DDR3
Placa Mãe: Intel HM55 Express Chipset
HD: 640GB SATA
Drives: 8X DVD-Super Multi double-layer drive
Tela: 15,6" Gateway Ultrabright TFT LCD
Rede: Gigabit Ethernet, Wake-on-LAN ready
Som: 1 Alto-falante Estéreo
Wireless: Sim
Bluetooth: Não
Vídeo: Intel HD Graphics com 128 MB compartilhada
Teclado: Português ABNT
Mouse: Touchpad Multitoque
Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium 64-bit
Softwares inclusos: Gateway Identity Card; Gateway InfoCentre; Gateway Power Management; Gateway Recovery Management; Gateway Registration; Gateway Social Networks; Gateway Updater; Gateway MyBackup Solution; Adobe Flash Player 10; CyberLink PowerDVD; Adobe Reader 9.1; Norton Internet Security 2010; Google Toolbar
Cor: Vermelho
Alimentação (tipo de bateria): Bateria de 6 células (4400 mAh)
Conexões: 3 Entradas USB 2.0; 1 Entrada HDMI; 1 Entrada VGA; 1
Entrada para Headphone/auto-falante; 1 Entrada para Microfone; 1 Entrada Ethernet (RJ-45); 1 Entrada para cabo de energia; 1 Entrada para trava Kensington
Voltagem: Bivolt
Conteúdo da Embalagem: Notebook, Bateria, Fonte de Alimentação e manual do Usuário.
Dimensões aproximadas do produto (cm) - AxLxP: 3,1x38x25,3cm
Peso líq. aproximado do produto (kg): 2,6Kg
Garantia do Fornecedor: 12 meses
Modelo: NV55C02B
Referência do Modelo: LX.WUS02.003
Fornecedor: Acer
Notebooks review
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você