Robô 'amigo' consegue reconhecer e interagir com crianças e idosos

A empresa francesa Blue Frog desenvolveum um robô que funciona como uma mistura de assistente doméstico, brinquedo e ajudante de segurança. O dispositivo é capaz de reconhecer e interagir com todos os membros de uma casa, de crianças a pessoas idosas. A plataforma de tecnologia do dipositivo tem código aberto, o que significa que qualquer um pode criar apps para ela.

Chamado de Buddy, o robô tem 56 cm de altura e pesa 5 kg. No lugar de sua cabeça fica um display touchscreen de 8 polegadas que pode mostrar expressões do dispositivo, imagens filmadas e fotografadas e realizar chamadas de vídeo. Ele conta ainda com dois alto-falantes, 16 GB de armazenamento interno, conexão Wi-Fi, entradas USB e HDMI, bateria com autonomia de até 10 horas e capacidade de enfrentar obstáculos de até 1,5 cm, como desníveis entre diferentes pisos.

Reprodução

O robô conta com sensores térmicos, de infravermelho e detectores capazes de mapear a case em tempo real e reconhecer objetos e rostos. Ele pode reconhecer a fala e texto em francês e Inglês, mas também há suporte para japonês, chinês mandarim, coreano, italiano, alemão, português, espanhol e russo.

Câmera de segurança
Quando os usuários estão longe de casa o robô pode patrulhar as instalações e detectar incêndios, inundações, assaltantes ou outra atividade incomum. Todo o percurso do dispositivo pode ser acompanhado por um app disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Economia de energia
O Buddy também pode monitorar o uso de energia da casa, desligando luzes acesas e dispositivos ligados sem necessidade, por exemplo.

Reprodução

Crianças
Para as crianças, Buddy pode brincar de esconde-esconde, ler histórias para dormir e testar os conhecimentos na lição de casa.

Idosos
De acordo com a desenvolvedora, o robô também pode ajudar pessoas idosas, fornecendo lembretes, detectando quedas e acidentes e os conectando com membros da família via telefone, vídeo ou mensagem.

Saiba mais:

O Buddy está disponível para financiamento coletivo no Indiegogo e pode ser adquirido por a partir de US$ 549. A previsão de entrega é dezembro deste ano e o lançamento oficial em novembro de 2016. Em apenas um dia, o projeto já atingiu 104% do valor inicial de US$ 100 mil. Ainda restam 34 dias para o encerramento da campanha.

Via Gizmag

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ